Sabesp volta a adotar índice único para o nível do Sistema Cantareira

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2017 08h45
  • BlueSky
O Governador Geraldo Alckmin aciono o sistema de bombas que dará início à captação de água da reserva técnica do Sistema Cantareira. Com o início da operação dos equipamentos, na represa Jaguari/Jacareí, as águas que estão abaixo do ponto de captação serão bombeadas para a estação de tratamento Guaraú, para atender à demanda da população da Região Metropolitana de São Paulo.Data: 15/05/2014. Local: Joanopolis/SP. Foto: Vagner Campos/A2 FOTOGRAFIA Vagner Campos/A2 FOTOGRAFIA Sistema Cantareira (Fotos Públicas)

Sabesp volta a utilizar um único índice de armazenamento no que é considerado o principal manancial que abastece a região Metropolitana de São Paulo, o Sistema Cantareira.

Agora a companhia só vai divulgar o “Índice Armazenado”, exatamente como era feito antes da crise hídrica de 2014-2015.

Segundo a autarquia estadual, não faz mais sentido incluir o volume de água das reservas técnicas na medição, pois deixou de bombeá-la. A utilização desta porção ocorreu até dezembro de 2015.

A companhia, assim, vai manter somente o indicador relativo ao volume útil. Três fatores explicam a simplificação, de acordo com a Sabesp: a superação da crise hídrica, a recuperação dos volumes armazenados nas represas e o retorno das condições hidrológicas normais.

Explicando, a adoção de três índices desde 2015 acontecia em razão da transparência sobre situação da disponibilidade de água à população.

A partir de segunda, a Sabesp altera também o nível mínimo operacional da represa Biritiba-Mirim, do Sistema Alto Tietê. Essa mudança vai refletir na redução de cerca de 1% no índice de armazenamento do Sistema.

*Informações do repórter Felipe Palma

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.