Se não houver referendo, Catalunha já tem mecanismos para declarar independência
A Catalunha pretende declarar sua independência ainda neste ano, caso os pedidos para um referendo separatista sejam barrados pelo governo de Madri. O jornal El País informou nesta segunda-feira (22) que os mecanismos para a criação de um novo Estado já estão prontos, inclusive com um esboço do que se pretende ser a Constituição provisória catalã, ou como é conhecida a lei de ruptura.
As lideranças separatistas pretendem realizar um referendo no final de setembro ou começo do mês de outubro, mas para que se tenha validade legal, é preciso que o governo central de Madri dê a sua anuência, assim, por exemplo, como ocorreu no referendo escocês de 2014, que teve a liberação do governo de Londres.
No entanto, o governo espanhol não parece ser tão tolerante como o britânico, já que as intenções separatistas da Catalunha têm sido fortemente rechaçadas há algum tempo.
A pergunta do referendo será simples: “você quer que a Catalunha seja um Estado independente da Espanha?”. Ao que os catalães responderão sim ou não.
A expectativa é de que o governo de Madri não dê a autorização, mas isso só deve ser confirmado no final do ano.
Confira as informações de Ulisses Neto:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.