Senador cobra ação do governo contra o zika e critica diminuição da verba na saúde

  • Por Jovem Pan
  • 02/02/2016 08h28
Ronaldo Caiado

 O senador e líder do DEM, Ronaldo Caiado, solicitou na segunda-feira (01/02) um requerimento pedindo explicações por parte do ministro da Saúde, Marcelo Castro. Em entrevista ao Jornal da Manhã, o senador critica as ações do governo até agora, as quais considera ineficientes: “O governo brasileiro convive com um processo que se alastra. (…)Total desinteresse de erradicar ou desenvolver uma pesquisa que trará repostas à sociedade”.

Caiado afirma que, ao longo dos anos, a verba da saúde tem diminuído e alerta para o risco do Brasil entrar em uma “lista negra”: “O ministério da saúde restringe a verba, diminui o valor repassado na área de combate à endemia e na área da pesquisa. Não se busca um acordo internacional para desenvolver o mais rápido possível a vacinação. O governo deixa acontecer, a cada ano corta a verba da saúde e a sociedade fica ao ‘Deus dará’. (…) Passou a ser uma emergência global, como a OMS já decretou. O Brasil ainda não foi interditado, mas pode chegar na situação em que o Brasil vai entrar numa lista negra, que nem aconteceu com o ebola na África”.

Com o requerimento apresentado, o senador acredita que a solicitação terá prioridade já que se trata de um quadro global.