Sistema Detecta ganha mais 97 pontos de monitoramento em SP

  • Por Jovem Pan
  • 19/10/2016 07h28
  • BlueSky
SP - SISTEMA/DETECTA - GERAL - O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira (18) a ampliação do Sistema Detecta com a integração de mais câmeras da Prefeitura de São Paulo. O anúncio ocorreu no Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) no bairro da Luz centro da Capital. Na foto central de monitoramento do COPOM. 18/10/2016 - Foto: JALES VALQUER/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO Jales Valquer/Estadão Conteúdo Sistema Detecta - AE

O Detecta, sistema de monitoramento inteligente do Governo do Estado, terá mais 97 pontos de monitoramento em todas as regiões de São Paulo, instalados pela Prefeitura, a partir de novembro.

O convênio foi assinado em julho e, desde então, das 900 câmeras que serão integradas, 178 já estão em funcionamento.

O sistema Detecta é o maior big data da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, dados de criminosos com arquivo fotográfico, cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran, registro de veículos furtados, roubados e clonados.

O aumento do sistema é progressivo e traz resultados, como disse o governador Geraldo Alckmin: “cada dia avançando mais, incorporando câmeras de vídeo”.

Até 17 de outubro, as câmeras ajudaram em 539 prisões em flagrante, interceptação de 402 veículos e apreensão de 22 armas de fogo.

Um dos exemplos de sucesso do programa ocorreu com a fonoaudióloga Flávia Donato, vítima sequestro-relâmpago no bairro de Perdizes, Zona Oeste de São Paulo, no mês passado.

Seu marido estranhou a queda repentina da ligação que fazia com a esposa e acionou a polícia. Trecho da comunicação foi liberado para divulgação pela Secretaria de Segurança Pública.

O sistema inteligente conseguiu triangular a localização de Flávia e garantir sua soltura, quase três horas depois. “Fez a diferença, porque junto com esse sistema do detecta foi monitorando onde o carro passava para poder fazer o cerco e poder me resgatar”, disse a fonoaudióloga.

O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, defendeu a ampliação da base de dados para melhorar os índices de criminalidade. “Estamos incorporando câmeras, leitores de placas, bases de dados estamos criando mais campo”, disse.

Atualmente, 559 câmeras de videomonitoramento estão ligadas ao sistema Detecta no Estado, que ajudou as polícias a prender 2.419 pessoas, interceptar 1.631 veículos e apreender 134 armas de fogo, desde a implantação do sistema.

*Informações do repórter Fernando Martins


  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.