Souza Cruz compra fabricante de cigarro americana por US$ 49 bi
A British American Tobacco irá assumir o controle da rival norte-americana Reynolds American, em busca da liderança no mercado dos Estados Unidos e o segmento de cigarros eletrônicos.
A britânica BAT, que é proprietária de marcas como Dunhill, Lucky Strike, Kent e Rothmans, pretende comprar por 49,4 bilhões de dólares os 57,8% do capital que ainda não lhe pertencia na Reynolds, fabricantes das marcas como Camel e Newport.
A operação marca o retorno da BAT ao mercado altamente regulado norte-americano após 12 anos. No Brasil, a fabricante britânica é proprierária da Souza Cruz, e o executivo-chefe da British American Tobacco é o ítalo-brasileiro Nicandro Durante.
A BAT busca marcas premium como a Camel para atingir a Rússia e a Turquia, países que registram crescimento na demanda por cigarros ocidentais.
A fusão também pretende atender ao mercado dos cigarros eletrônicos, que as empresas defendem ser menos perigosos, dentro de um hábito que mata cerca de seis milhões de pessoas anualmente pelo mundo por ano.
*Informações do repórter Marcelo Mattos
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.