SP cria Central de Flagrante subordinada à 1ª Delegacia de defesa da mulher

  • Por Jovem Pan
  • 22/08/2016 07h26
Reprodução

Governo de São Paulo publicou no sábado (20), no “Diário Oficial”, uma portaria que cria a Central de Flagrante subordinada à 1ª Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher.

A intenção é que a primeira delegacia da mulher funcione 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados. Ao todo, a capital tem nove delegacias da mulher, mas, por enquanto, o serviço 24 horas vai funcionar apenas nesta unidade.

Localizada na região Central, a delegacia fica na Rua Doutor Bittencourt Rodrigues, 200, próximo à Praça da Sé.

Segundo a portaria, a central de flagrante vai permitir o atendimento a mulheres vítimas de violência no período noturno e nas madrugadas.

O secretário de Segurança Pública da capital, Mágino Alves Barbosa Filho, havia anunciado em junho a intenção de criar o atendimento 24 horas em uma delegacia da mulher.

O mapa da violência contra a mulher aponta que 13 mulheres são mortas por dia no Brasil.

As mulheres que sofrem com esse tipo de violência devem denunciar o crime nas delegacias especializadas. A Lei Maria da Penha, que prevê medidas de prevenção e repressão à violência doméstica e familiar contra a mulher, completou dez anos.

A primeira delegacia da mulher foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Atualmente existem 130 Delegacias de Defesa da Mulher em funcionamento no estado.

São nove na Capital, 15 na Grande São Paulo e 107 no Interior.

*Informações das repórteres Cristiane Santos e Carolina Ercolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.