STF apenas para Lava Jato é algo que não pode ocorrer, diz ex-presidente da Corte
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso negou que a Corte deva trabalhar exclusivamente para apreciar o processo da Operação Lava Jato.
“Dedicar o Supremo apenas a essa matéria criminal não seria adequado e seria até impossível. Porque o Supremo não é corte criminal. É corte constitucional e há direitos constitucionais importantíssimos que não podem ficar parados sem a solução da corte constitucional. Acredito que isso não vai e não pode ocorrer”, disse.
Para ele, a situação atual da suprema Corte é insustentável com a existência do foro privilegiado. “O Supremo não tem condições de, em um prazo razoável, nem a longo prazo, dar conta de matéria criminal tão volumosa. Solução deve ser outra e encontrada pelo próprio STF”.
Para ele, o que ocorreu na época do Mensalão, quando o Supremo dedicou-se exclusivamente ao processo, não poderia ocorrer atualmente. “Parou por quase um ano, e isso não foi bom para o Supremo. A solução agora deve ser mais abrangente e dar satisfação à sociedade”, explicou.
Confira a entrevista completa:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.