Suzane von Richthofen é beneficiada com saída temporária de Dia das Crianças
Suzane von Richthofen foi beneficiada com a saída temporária do Dia das Crianças e só deve retonar à Penitenciária de Tremembé, no interior paulista, na segunda-feira (17).
Neste ano, ela já havia sido colocada em liberdade na Páscoa, no Dia das Mães e no Dia dos Pais. A detenta ainda voltará a ser solta no recesso de Natal e Ano Novo.
Suzane foi condenada a 39 anos de prisão pelos assassinatos do pai e da mãe, em 2002, e desde o ano passado cumpre pena em regime semiaberto.
O jurista Luiz Flávio Gomes, presidente do Instituto Avante Brasil, explicou que a Justiça não analisa os processos individualmente e, por isso, concede liberdade, mesmo em casos contraditórios, como o de Suzane. É por isso que ela tem direito à saída de Dia das Crianças, assim como as outras detentas, mesmo não tendo filhos.
“Por que ela sai no Dia dos Pais, no Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal? Porque as saídas são coletivas. Como sao coletivas, a pessoa sai. O sistema brasileiro é assim”, justificou.
O jurista Luiz Flávio Gomes ressaltou ainda que o caos do sistema penitenciário brasileiro não permite um bom acompanhamento das penas e, por isso, o benefício é concedido de forma coletiva.
Após o Dia das Mães, o Ministério Público chegou a pedir que Suzane fosse impedida de deixar a prisão por um período de seis meses, após ter informado o endereço errado às autoridades.
A Justiça entendeu, no entanto, que o desencontro foi provocado por falhas no cadastro da Secretaria da Administração Penitenciária. Suzane foi absolvida e manteve o direito às saídas temporárias.
*Informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.