Taxa de desemprego deve cair e chegar em 11,6% em dezembro, diz especialista

  • Por Jovem Pan
  • 16/02/2017 11h42
Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas Carteira de Trabalho Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas desemprego

O desemprego ainda é uma das maiores preocupações dos brasileiros, mas já começa a ver um horizonte de recuperação ainda em 2017.

Em entrevista a Denise Campos de Toledo, o consultor do Ibre/FGV, Tiago Barreira, explicou que a taxa de desemprego deve cair até o final do ano, mas que ainda no primeiro trimestre há a possibilidade de a taxa chegar a 12,4%.

“A partir de meados deste ano, quando começar a ter lenta retomada da atividade vai começar a ter uma reversão disso. Para dezembro de 2017 estimamos uma taxa de desemprego de 11,6%, resultado bem melhor que o de dezembro de 2016”, disse.

Os resquícios da crise econômica ainda serão visíveis no primeiro trimestre deste ano, mas a expectativa é que com o aumento do consumo doméstico, o número de vagas de emprego informal e formal cresça. O primeiro deve crescer de forma mais rápida.

“Você vai ter ainda algum resquício da crise, mas isso será compensado no segundo semestre. Vai ser uma recuperação gradual do emprego informal. A gente tem que lembrar que o emprego formal ainda vai demorar mais para responder positivamente. No primeiro sinal positivo de recuperação, a atividade informal é que responde mais imediatamente. A gente estima que a população ocupada tenha um crescimento no terceiro trimestre, em torno de 1,2%”, explicou Barreira.

O consultor destacou ainda que no ano que vem as notícias continuam otimistas: “taxa de desemprego em dezembro de 2018 deve alcançar 11,2%”.

Confira a entrevista completa:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.