Táxis de SP passam a ter tarifa única e bandeira 2 opcional

  • Por Jovem Pan
  • 24/08/2016 11h25
27/03/2015- São Paulo- SP, Brasil- Protesto de taxistas, no centro da cidade, pedindo mais segurança devido a morte de um colega. Foto Paulo Pinto/ Fotos Públicastáxi

Táxis de São Paulo passam a ter tarifa única e bandeira 2 opcional a partir desta quarta-feira (24).

Em um reflexo da concorrência com o Uber, a Prefeitura decidiu adotar um mesmo preço para todas as categorias: do comum, rádio, preto ou luxo, R$ 4,50, a bandeirada, e R$ 2,75, o quilômetro rodado.

A bandeira 2, prevista aos domingos, feriados e entre às oito da noite e às seis da manhã passa a ser opcional.

Outra mudança se referea a mudança de município, mais 50 por cento no valor da corrida, que também não será mais cobrada.

O presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos, Natalício Bezerra, ressaltou que a alteração atende reivindicação da categorias especial e luxo. “A situação do Brasil realmente está meio difícil, todo mundo com dificuldade, e os motoristas destas duas categorias não estão faturando nada. Então eles resolveram pedir, o sindicato não teve nenhuma interferência. Eles fizeram assembleia e o secretário de Transportes baixou”, disse.

Os taxistas de São Paulo reclamam que o Uber e os demais aplicativos de transporte derrubaram o faturamento em mais de 50 por cento.

A portaria da prefeitura determina ainda a não cobrança da taxa para bagagens.

*Informações do repórter Marcelo Mattos