Temer critica isolamento comercial e quer acelerar negociações entre Mercosul e UE
O presidente Michel Temer criticou isolamento comercial do Brasil nos governos anteriores e apontou a necessidade de atrair investimentos.
Nesta quarta-feira (28), Temer comandou pela primeira vez a reunião do conselho da Câmara de Comércio Exterior, a Camex, em Brasília.
Na abertura do encontro, o presidente pediu o esforço conjunto de ministros para aumentar a competitividade do Brasil. José Serra, ministro de Relações Exteriores, e Marcos Pereira, da pasta da Indústria, Comércio Exterior e Serviços estavam presentes.
Temer anunciou a volta do crescimento e da geração de empregos e disse que o Brasil está retomando o caminho da normalidade no Mercosul.
O presidente reconheceu as dificuldades para celebrar acordos, mas afirmou que isso não impede a busca para eliminar barreiras: “precisamos romper o relativo isolamento externo dos últimos anos. Temos poucos acordos, insuficientes em número e impacto efetivo sobre o nosso intercâmbio com o resto do mundo. Queremos agora acelerar as negociações entre Mercosul e União Europeia e aprofundar as conversas com outros parceiros”.
Na próxima segunda-feira (03), o ministro das Relações Exteriores vai com Temer à Argentina e ao Paraguai para tratar das questões do Mercosul.
José Serra também ressaltou a importância de aumentar o esforço para que o Brasil volte a ser atraente para investidores: “temos que fazer um trabalho simultâneo de promoção de exportações, atração de investimentos e de atração de investimentos para a infraestrutura, que é a questão básica”.
Na reunião da Camex, Temer defendeu que o Mercosul e a União Europeia acelerem o acordo de livre comércio entre os dois blocos econômicos.
O próximo encontro deve acontecer em Bruxelas, na Bélgica, entre os dias 10 e 14 de outubro.
Confira a reunião – transmitida pelo Palácio do Planalto ao vivo:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.