Temer não critica Trump: “preferência é por boa relação com nosso país”

  • Por Jovem Pan
  • 09/11/2016 10h04
JLX18 NUEVA YORK (ESTADOS UNIDOS), 20/09/2016.- El presidente brasileño, Michel Temer, antes de pronunciar su discurso durante el debate del 71 periodo de sesiones de la Asamblea General de Naciones Unidas, en la sede del a ONU en Nueva York, Estados Unidos, hoy, 20 de septiembre de 2016. EFE/JUSTIN LANE EFE/JUSTIN LANE Michel Temer EFE

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o presidente Michel Temer evitou criticar a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e disse ter “preferência por quem consiga manter uma boa relação com o nosso país”.

Michel Temer repetiu que a relação do Brasil com os Estados Unidos é institucional, de Estado para Estado. “Tenho convicção que a relação institucional continua”, destacou o presidente brasileiro. 

Na relação com os EUA, Temer destacou a parceria comercial – a segunda maior que o País possui – e o interesse de incentivar a vinda de investimento estrangeiro. “Estamos abrindo 34 concessões de áreas públicas. Reiterei este fato na ONU. Estamos abertos para vinda do capital estrangeiro”, disse.

Mais cedo, em entrevista à rádio Itatiaia, em Minas Gerais, ele destacou como será a relação de Donald Trump com os Estados Unidos. “É claro que o novo presidente [norte-americano] que assume terá de levar em conta as aspirações de todo o povo americano. Tenho certeza que não muda nada na relação Brasil e EUA”, disse.

Confira:

Eleição nos EUA

Às duas horas e 48 minutos da manhã desta quarta-feira (09) de Nova Iorque, o novo presidente dos Estados Unidos foi recebido por seus apoiadores. O bilionário Donald Trump protagonizou nesta quarta a maior surpresa política da história dos Estados Unidos. E não foi só hoje. Desde junho do ano passado, quando anunciou a candidatura, o republicano foi tratado como piada.

Com um discurso populista e atraente, derrubou todos os postulantes à indicação no partido e superou os 270 delegados eleitorais para chegar à Casa Branca.

Mas para quem afirmou na campanha que as eleições estavam manipuladas e que a adversária democrata Hillary Clinton era corrupta, o primeiro discurso como presidente surpreendeu a todos. Trump parabenizou Hillary por ter lutado na campanha e disse que ela prestou bons serviços ao país.

Confira a entrevista completa:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.