Temer quer reunir ministros para solucionar caos no sistema penitenciário
Diante das críticas ao silêncio e da morosidade do Governo em buscar saídas para o caos no sistema penitenciário brasileiro, o presidente Michel Temer, pretende reunir os ministros da área de segurança nesta quinta-feira (05) em Brasília para discutir o assunto.
O discurso oficial é de que recursos já foram liberados no final do ano passado, mas a avaliação que se faz é que o montante ainda é insuficiente.
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, confirmou que o Governo do Amazonas tinha informações de que os detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, planejavam uma fuga em massa entre o Natal e o Réveillon. Segundo ele, as autoridades locais informaram que a segurança foi reforçada.
Moraes, no entanto, admitiu que os problemas não se restringem ao Amazonas e que a realidade é dura em todo o País. “A questão penitenciária no Brasil é um barril de pólvora há dez, 20 anos”, alertou.
O ministro da Justiça evitou criticar as ações do governo do Amazonas, mas ressalta que é preciso aumentar a fiscalização, entender como era a rotina do presídio que teve até festa de réveillon com bebidas na passagem de ano.
Ele afirmou que tradicionalmente tem havido problemas na liberação de recursos para o sistema penitenciário, mas fez questão de ressaltar a liberação em dezembro de R$ 1,2 bilhão.
Nesta quinta-feira (05), a presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Cármen Lúcia estará em Manaus, para encontro com os presidentes dos tribunais de justiça do Norte do País, mais Maranhão e Rio Grande do Norte.
*Informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.