Teori Zavascki começou carreira jurídica como advogado do BC em 1971; relembre

  • Por Jovem Pan
  • 20/01/2017 06h52
DF - STF/SESSÃO - VARIEDADES - O ministro Teori Zavaski, relator da Lava Jato no STF, participa de sessão realizada no plenário do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, na tarde desta quarta-feira, 14. 14/12/2016 - Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO Dida Sampaio/Estadão Conteúdo teori zavascki - ae

Teori Zavascki tomou posse no Supremo Tribunal Federal em 29 de novembro de 2012, por indicação da presidente Dilma Rousseff.

Natural de Faxinal dos Guedes, Santa Catarina, ele começou sua carreira jurídica em 1971, em Porto Alegre, como advogado do Banco Central.

Nos anos 80, Teori ocupou a Superintendência Jurídica do Banco Meridional do Brasil, e posteriormente atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral.

Presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, entre 2001 a 2003 e foi ministro do Superior Tribunal de Justiça, de onde se despediu emocionado.

Atualmente, ministro Teori Zavascki era o relator da Lava Jato no Supremo e se preparava para analisar, no retorno do Judiciário, em fevereiro, a delação premiada da Odebrecht.

Ele decidiria pela sua homologação, que poderá trazer grande impacto no ambiente político do Brasil em 2017.

Teori Zavascki tinha 68 anos, era viúvo desde 2013, e deixa três filhos. Seu filho comunicou em uma rede social sua morte após o acidente aéreo.

O ministro tinha uma atuação discreta no plenário do Supremo Tribunal Federal, não afeito aos debates acalorados com os demais magistrados – como no afastamento do mandato do deputado Eduardo Cunha.

Zavascki morreu na tarde desta quinta-feira (19) após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Confira a reportagem completa de Marcelo Mattos:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.