Theresa May assume nesta quarta o posto de primeira-ministra do Reino Unido
![EFE](https://jpimg.com.br/uploads/2017/04/1213050337-imagens-do-dia-12-de-julho-de-2016-3540260820.jpg)
Nova primeira-ministra do Reino Unido assume nesta quarta-feira (13) o posto com a responsabilidade de conduzir o processo de saída da União Europeia. Theresa May era secretária de interior do governo de David Cameron e se posicionou contra o Brexit.
Os impactos do resultado do plebiscito dependerão da postura da nova premiê com muita negociação política ou com radicalismo.
O cientista político e professor da Universidade de Columbia, Marcos Troyjo, indicou dois caminhos que podem ser tomados pelo país. “Se a ênfase for apenas em colocar obstáculos a imigração, colocar obstáculos a exposição do trabalhador britânico, isso vai levar Reino Unido a uma situação de recessão bastante duradoura. Agora se o Brexit significar oportunidades de comércio com outras regiões do mundo, será interessante para Reino Unido e positiva até para União Europeia”, explicou.
Theresa May afirmou durante a semana que o resultado do Brexit será respeitado e que o Reino Unido terá sucesso com as novas condições.
O coordenador do curso de Relações Internacionais da FMU, Manoel Furriela, disse ao repórter Victor LaRegina que a nova premiê deverá adotar postura de cautela: “ela vai seguir linha de maior parcimônia, até porque ela não era a favor do Brexit. Ela seguirá cautela no sentido de causar o menor número de riscos possíveis com essa saída”.
A indicação de May animou o mercado financeiro por sinalizar estabilidade ao turbulento cenário político britânico. Ela foi bem votada dentro do partido conservador levando à desistência de todas as candidaturas restantes.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.