“Trabalhar com culinária é uma busca incessante”, afirma chef Helena Rizzo

  • Por Jovem pan
  • 13/05/2014 11h23
  • BlueSky
Elisa Feres / Jovem Pan Chef Helena Rizzo participa do Morning Show

Eleita a melhor chef de cozinha do mundo pela revista inglesa “The Restaurant” a gaúcha Helena Rizzo já trabalhou como modelo e chegou a iniciar a faculdade de arquitetura, mas foi durante um trabalho em São Paulo que começou a carreira na culinária. “Comecei trabalhando como garçonete, já cozinhava em casa e decidi que era isso que eu gostaria de fazer”.

Helena esteve no Morning Show na manhã desta terça-feira (13) e falou sobre o sucesso de seu restaurante Maní, que ao lado do marido, desde 2006 arranca suspiros do público. “Sou muito grata pelo reconhecimento, mas entendo que seja uma consequência do trabalho. Consequência de um trabalho bem feito entre eu e minha equipe, já que cozinhar é um trabalho em conjunto”, afirmou.  

Comandante de uma trupe de 30 pessoas, divididas em dois turnos, a chefe explicou que o trabalho no restaurante é bem organizado. Na cozinha de preparação são feitas as bases, caldos e terrines, enquanto que na cozinha de serviço são preparadas as entradas de carne, peixe e também a sobremesa.  

Com 18 anos de carreira Helena afirmou que o aprimoramento na cozinha é diário. “Cada dia é um dia, temos sempre que melhorar, é uma busca incessante, até porque tem dia que entro na cozinha e sinto que está tudo errado, quero mudar todo o cardápio, fazer diferente”. 

Ser chefe entrou na moda. Com a proliferação de reality shows com temática culinária, a profissão ficou glamurizada. Brilhos à parte, Rizzo não se deixa levar pela emoção. “Assim que comecei a trabalhar me convidaram para ser chefe e eu percebi que faltava conhecimento”. Foi aí que ela partiu para a Europa onde estudou e chegou a trabalhar 16 horas por dia. “Não me arrependo, foi uma imersão, mas agora sei que não é isso que quero para minha vida”. Para quem tem o sonho de se tornar chefe, Helena é clara: “Precisa estudar, saber que tem muito trabalho, mão na massa. Aconselho a irem viajar e conhecer outras cozinhas, outros sabores”.

Para finalizar a chefe deu uma dica prática para fazer um filé no ponto: “Deixem a frigideira esfriar antes de colocar o azeite; Senão fica aquele bife branco, feio”.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.