Trump anuncia novo juiz da Suprema Corte dos EUA nesta terça-feira (31)
Sob um aspecto, Michel Temer e Donald Trump vivem momentos políticos parecidos. Está na mão de ambos a indicação de um nome para a mais alta instância judicial de seus países.
O presidente americano, mais adiantado no processo, anunciou pelo Twitter que indicará nesta terça-feira (31) o novo juiz para a Suprema Corte dos Estados Unidos que, desde o ano passado, funciona com oito magistrados: quatro conservadores e quatro progressistas.
A indicação é estratégica porque a última instância, é bom lembrar, interpreta a Constituição e deve tomar decisões sobre temas muito sensíveis, como aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o porte de armas. Temas caros a Trump, como lista o professor de Direito e Relações Internacionais da FAAP, o Marcus Vinicius de Freitas:
E, mais do que isso: essa não será a última indicação que o empresário fará nos próximos quatro anos.
A cadeira está vaga há um ano, quando morreu o juiz conservador Antonin Scalía. Obama indicou um magistrado moderado, mas o Senado – dominado pelo Partido Republicano – se negou a aceitá-lo. Após sua vitória nas eleições presidenciais de 08 de novembro, Trump antecipou que pensava escolher um juiz – ou juízes, no caso de mais falecimentos – contra o aborto e a favor das armas. E a lista dele tem 21 potenciais candidatos que contam com o sinal verde da direita cristã.
Confira a reportagem completa de Carolina Ercolin:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.