Trump volta atrás em promessa e diz que não irá processar Hillary Clinton

  • Por Jovem Pan
  • 23/11/2016 08h53

Hillary Clinton e Donald Trump durante segundo debate eleitoral nos EUA

EFE/EPA/ANDREW GOMBERT Hillary Clinton e Donald Trump durante segundo debate eleitoral nos EUA - EFE

Donald Trump frustra eleitores e afirma que não vai processar a sua ex-adversária na corrida eleitoral americana, Hillary Clinton.

Essa foi uma promessa muito repetida pelo republicano na campanha, parte do discurso agressivo do então candidato. Trump repetia que Hillary seria investigada por muito tempo pelos crimes que cometeu contra a nação e contra a democracia.

O republicano queria passar a mensagem de que a democrata, acusada pelo uso de um servidor pessoal de e-mails como secretária de Estado, não teria sustentação no cargo se fosse eleita.

Mas no último debate entre os dois, o empresário garantiu que se fosse eleito mandaria um promotor especial investigar a situação. Essa promessa ele quebrou.

Nesta terça-feira (22), a assessora de Trump, Kellyane Conway, disse que o caso não será levado adiante. “Quando ele diz que não deseja buscar a abertura do processo, está mandando uma forte mensagem aos colegas republicanos”, disse Kellyane.

Ao longo da campanha, a retórica de Trump acirrou os ânimos dos comícios, que foram marcados por gritos pedindo a prisão de Hillary.

Nesta terça, o presidente eleito visitou a redação do jornal The New York Times, duramente criticado por ele durante e depois da campanha.

Em resposta aos jornalistas, disse que processar a democrata seria uma medida muito divisiva para o país.

Na mesma entrevista, ele tentou se distanciar de movimentos de extrema-direita, condenando e os desautorizando de comemorarem a vitória na eleição com saudações nazistas, o que foi registrado neste final de semana em um evento em Washington.

*Informações do repórter Victor LaRegina

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.