TSE empossa novo ministro e deve retomar julgamento da chapa Dilma-Temer em maio
Perto de retomar o julgamento da chapa Dilma-Temer, o Tribunal Superior Eleitoral empossou um novo ministro nesta quinta-feira (27). Admar Gonzaga assumiu o lugar de Henrique Neves, cujo mandato terminou neste mês, e vai ajudar a decidir o futuro do Governo Michel Temer.
A posse aconteceu no mesmo dia em que a fase de instrução do processo foi encerrada pelo relator do caso, o ministro Herman Benjamin. Ou seja, nesta quinta foi o último dia para a coleta e produção de provas.
Agora cada parte envolvida vai ter cinco dias para enviar as alegações finais, além de dois dias para o Ministério Público Eleitoral fazer o mesmo, e o julgamento poderá ser remarcado.
O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, revelou que ainda não há uma previsão para retomar o caso, mas que isso deve acontecer em maio.
Para o recém-empossado Admar Gonzaga, o ideal seria que o caso fosse encerrado no final do próximo mês. “Espero que até o final de maio isso esteja resolvido”, disse.
Gonzaga foi uma indicação do presidente Michel Temer, o que para alguns pode significar uma escolha favorável ao peemedebista, que busca a separação das contas dele das de Dilma Rousseff para ser inocentado.
O novo ministro afirmou que isso não vai afetar a decisão dele. A chapa Dilma-Temer é acusada de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2014. Se for condenada, Dilma pode perder todos os direitos políticos e Temer, ser afastado do cargo de Presidente.
*Informações do repórter Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.