TSE pune nove legendas que não cumprem cota de participação feminina
Nove partidos irão perder o tempo de propaganda gratuita porque não conseguiram incentivar a participação das mulheres nos seus quadros. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (16), no Tribunal Superior Eleitoral.
A corte entendeu que o PT, PRB, PHS, PSB, PSC, PMDB, PCdoB, PR e PSD não cumpriram a regra que obriga as a usar 10% do seu tempo de propaganda no rádio e na televisão para incluir mais mulheres na política.
Advogados que representaram as legendas argumentaram que, apesar de não cumprirem o tempo previsto em lei, as siglas fizeram sua parte através do conteúdo por elas propagado.
No entanto, o relator das ações que resultaram nas punições entendeu que não basta apenas falar sobre violência doméstica ou assédio para cumprir a exigência legal.
Para o ministro Herman Benjamin, a intenção da lei é colocar as mulheres efetivamente como protagonistas na política. “Só há uma forma de interpretar esse dispositivo, e ele diz que há um percentual, que é irrisório, deveria ser 50%”, disse.
Entre os partidos, o PT foi o mais afetado, perdendo 25 minutos. O PHS perdeu 10 minutos. As demais legendas perdem 20 minutos cada.
*Informações da repórter Helen Braun
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.