Uma joia da natureza entre o mar do Caribe e o Oceano Pacífico

  • Por Jovem Pan
  • 09/04/2017 15h37
Divulgação Palapa

Hoje vamos viajar para a Nicarágua, na América Central. Um destino que poucos conhecem, mas que revela surpresas maravilhosas. Ouça o programa completo AQUI.

Se você está cansado dos destinos tradicionais, a Nicarágua pode ser uma boa pedida. Ainda mais se você gosta de natureza, de mar, lagos, florestas, vulcões e cidades coloniais. E se você gostar de surf, então, nem se fala.

A Nicarágua é um país simples, de vida muito tranquila e com um povo pra lá de hospitaleiro, os nicas, como eles mesmos se chamam. O país é pequeno, fica na América Central, entre Honduras e Costa Rica.

Banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico, possui paisagens lindíssimas e praias ainda pouco exploradas pelos turistas.

Para uma temporada inesquecível na Nicarágua, nada melhor do que ficar em contato com a natureza, dentro de uma reserva protegida. Na costa do pacífico fica o esplêndido hotel Mukul. O nome, significa “segredo” na língua dos Maias. E a sensação é esta mesmo, de estar em um lugar secreto. Vilas de Praia, campo de golfe, spa…Muita exclusividade… No alto da colina, a 90 metros acima da praia, os chalés têm vistas espetaculares.

As excelentes ondas fizeram da Nicarágua, uma santuário para os surfistas profissionais…mas também tem atraído quem gosta do esporte e quer aprender, como explica o gerente do hotel, Carlos Salazar.

De fato, nós observamos um crescimento do surfe em nosso hotel. Aproximadamente 70% de nossos hóspedes participam do surfe, algumas famílias inteiras praticam, crianças de cinco anos de idade, homens, mulheres. O surfe é uma grande diversão.

O hotel Mukul oferece também muita aventura : são aproximadamente 11 quilômetros de trilhas para trekking ou mountain bike.

Também dá fazer sandboarding na cratera do vulcão Cerro Negro.

É na Nicarágua que fica uma das cidades mais belas da América Central: Granada! Carlos Salazar destaca o cenário cultural da região.

Quando você olha para o resort, tem algo que é importante falar também, que é sobre o destino mesmo. Culturalmente há tantas coisas para se fazer na Nicarágua, desde esqui aquático nos lagos, apreciar a cultura local das cidades coloniais. Você parece que parou no tempo.

Granada fica às margens do lago Cocibolca, também conhecido como lago Nicarágua.

É uma cidade colorida e bem cuidada, com arquitetura de inspiração europeia: edifícios recuperados que mantêm a imponência e a elegância do passado, com fachadas ricamente trabalhadas. 

O destaque de Granada, é a mais bonita igreja da cidade, chamada de La Merced. Do alto do campanário, que é permitido conhecer, há ótimas vistas sobre boa parte do centro histórico.

Ao longo dos 6 quilômetros da praia particular Manzanlllo, do hotel Mukul, há também formidáveis pontos de mergulho e snorkel.

A pequenina Anciana Island tem imensa vida marinha, peixes coloridos e lindos corais.

Ometepe é a maior das quatrocentas ilhas do Lago Cocibolca. É aqui onde se encontram dois grandes vulcões, o Concepción, sempre coroado pelas nuvens, e o Maderas.

Para chegar até aqui, só de ferry-boat. As balsas, saem de Granada semanalmente.

Na Ilha Ometepe, dá para navegar de caiaque no lago…E descobrir os pântanos do Rio Istian para observar crocodilos, tartarugas e variadíssimas espécies de pássaros.

Outra forma de então percorrer a ilha , é de Mountain Bike…. No caminho, você conhece a arte rupestre que está intacta no país… Sempre com a paisagem inigualável dos vulcões.

E algo inusitado por aqui: que tal fazer um sáfari, aqui no mar da Nicarágua ? Quem contou essa novidade foi a Joanna Evans, diretora de Marketing do hotel Mukul.

Nós o chamados de “surfari”. É uma brincadeira sobre o típico safari, em que você viaja sozinho descobrindo coisas interessantes. Num raio de 45 minutos de distância a partir do hotel, nós temos 45 pontos de surf, com diferentes níveis de dificuldade, desafios, diferentes níveis de emoção…

As ondas são realmente excelentes, devido ao fato da região receber vento terral praticamente o ano todo.

O país atrai surfistas de várias partes do mundo e sedia campeonatos mundiais. Os picos de surf, no entanto, apesar de próximos uns dos outros, nem sempre tem acesso fácil… Exigem às vezes, veículos 4×4 e até mesmo um barco para chegar até eles, como conta Joana.

Então o que fazemos é levar nosso hóspede de barco, a partir do hotel. Acompanhando você, vai um instrutor profissional e um guia local, que sabe os melhores lugares para ir. Você poder fazer esse passeio durante um dia inteiro ou metade do dia. Basicamente você vai para os melhores points de cada área.

Outra grande atração da Nicarágua é o Parque Nacional do Vulcão Masáya, que fica a poucos quilómetros da cidade de mesmo nome. Esse vulcão já está extinto, mas ajuda a compor o cenário cinematográfico da região, como explicou embaixadora Cinthia Mayorga.

Temos os vulcões, que também é uma grande atração de nosso país. O vulcão Masaya ainda está ativo e se pode ver a lava dele. Temos um fluxo de estrangeiros que tem chegado à Nicarágua e queremos dividir com os brasileiros, que além do surf, há muita natureza nas praias para aproveitar.

A cidade de Masaya ficou famosa pela produção de cerâmica. No mercado de artesanato dá para encontrar muitas preciosidades. 

Assim é a Nicarágua, na América Central, uma pequena joia da natureza entre o mar do Caribe e o Oceano Pacífico.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.