Universidade criada por Lula receberá filha de chavista investigado por tráfico
A universidade criada pelo ex-presidente Lula em 2007 receberá filha de um dos chavistas mais importantes da Venezuela. Daniela Cabello, filha do ex-presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, já está matriculada na Unila, Universidade da Integração Latino-americana. A instituição, que tem sede em Foz do Iguaçu, é mantida pelo Ministério da Educação e conta com o apoio da usina de Itaipu. Ela foi criada com a proposta de trazer estudantes dos países que compõem o Mercosul para o Brasil.
Daniela foi selecionada por uma banca de professores para fazer parte do quadro de alunos estrangeiros. Ela vai frequentar o curso de Ciência Política. Na Venezuela, a jovem de 23 anos é uma cantora pop de sucesso. Pelo menos ela aparece bastante na mídia, afinal suas músicas enaltecem o ex-presidente Hugo Chávez. Na canção Invencible, ela se refere a Hugo como um comandante invencível.
O pai de Daniella deixou há um mês o posto de presidente da assembleia nacional depois que a oposição saiu vitoriosa das eleições legislativas. Diosdado Cabello é investigado pelos Estados Unidos por chefiar uma das maiores redes de tráfico de cocaína do mundo.
Mas no ano passado, o chavista foi recebido em Brasília pela presidente Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Lula em uma visita extraoficial. Em nota, a Universidade da Integração Latino-americana disse que a escolha dos alunos é feita de acordo com o rendimento escolar dos estudantes. Não há vestibular nem prova escrita para começar a estudar na instituição federal.
Informações de Victor LaRegina
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.