Vacina contra a gripe estará disponível a partir de sábado para os vulneráveis

  • Por Jovem Pan
  • 29/03/2016 08h33
Pedro Ventura / Agência Brasília Vacina de Gripe

O secretário de Saúde de São Paulo, David Uip confirmou nesta terça (29) a antecipação da vacina contra a gripe diante de uma sucessão de ocorrências de síndrome respiratória aguda, que pode levar a população mais frágil à morte: “A crise é tão grave que temos obrigação de antecipar”.

Uip acrescenta, durante entrevista à Jovem Pan, que as 12 milhões de doses previstas a partir de sábado (02/04) terão a mesma formulação das vacinas que serão disponibilizadas para toda a população nos meses de inverno. Neste primeiro momento, a população mais vulnerável será imunizada: idosos, profissionais da saúde e doentes crônicos.

Não existe motivo para pânico, segundo o secretário, que explica que os sintomas causados pelos vírus da gripe são bem conhecidos e tratáveis. Apenas a minoria dos casos apresenta uma forma agressiva da síndrome respiratória aguda e por esse motivo que as doses serão antecipadas para um público restrito antes de atender a população de 40 milhões de pessoas de São Paulo.

O secretário explica que uma reação à vacina é normal e pode se manifestar de diversas formas, como em uma febre leve. De forma geral, Uip solicita que a população mantenha hábitos básicos de saúde: “A população tem que ter bons hábitos. Pessoas gripadas devem ficar em repouso em casa, manter uma boa hidratação, não espirrar e tossir sem a mão na boca, evitar aglomerações e lava bem as mãos com água e sabão. São cuidados simples que ajudam a conter a disseminação do vírus”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.