Valls diz que vai concorrer às eleições legislativas pelo partido de Macron
As eleições legislativas na França acontecem em junho, um mês depois das eleições presidenciais. Para que o presidente eleito Emmanuel Macron consiga implementar as suas reformas, o seu partido precisa ter a maioria dos votos do parlamento.
Na quinta-feira (11), a sigla de Macron vai anunciar os nomes de seus 577 candidatos legislativos que em dois turnos, precisam alcançar mais de 50% dos votos em seus distritos.
Pretendendo ser um dos nomes, o ex-primeiro-ministro socialista Manuel Valls disse que vai concorrer às eleições legislativas pelo partido de Macron.
”Eu sou um republicano, eu sou de esquerda, eu continuo socialista, eu não vou renegar os 30 anos de compromisso da minha vida política. Eu não sou uma emboscada, eu quero o sucesso de Emmanuel Macron então eu apoio a maior parte das propostas do projeto dele. Eu serei candidato da maioria presidencial e desejo me inscrever nesse movimento que é o dele a Republica em Marcha”, disse.
Manuel Valls tem 54 anos e foi ex-premiê de François Hollande entre abril de 2014 e dezembro de 2016.
Ele reconheceu que seu partido Socialista está morto e que hoje, o essencial é dar uma maioria ampla e coerente a Emmanuel Macron para que ele possa governar.
Em resposta a Manuel Valls, o porta voz do “Em Marcha!” explicou que o ex-premiê terá que passar por todas as etapas para se candidatar e que até ontem ele não havia feito a inscrição.
Lembrando que as eleições legislativas acontecem nos dias 11 e 18 de junho.
*Informações do repórter Victor Moraes
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.