“Vida Alves foi uma lição de vida”, exalta filha de atriz protagonista do 1º beijo na TV

  • Por Jovem Pan
  • 04/01/2017 09h51
  • BlueSky
Brasil, São Paulo, SP. 14/07/2010. A diretora do Museu da TV, a atriz Vida Alves, conhecida como a primeira atriz a protagonizar um beijo na TV (a extinta TV Tupi). - Crédito:TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Codigo imagem:85197 Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo Vida Alves - AE

Filha da atriz Vida Alves, a personal de comunicação e consultora da Jovem Pan, Thais Alves, lamentou a morte da mãe, mas destacou com carinho a lição de vida deixada por ela. “O pai da Vida, meu avô, era poeta. Então os nomes dos filhos são lindos. Liberdade, Vida, Homem, Ritmo e Poema. Vida foi uma lição de vida. Uma mulher brava, exigente. Na vida temos que ser tudo isso para lidar com as coisas”, disse.

Vida Alves presidia há 20 anos a ONG Pró-TV, que agora será liderada por Thais Alves.

Em entrevista à Jovem Pan, a consultora confirmou que não pretende transformar a ONG em um “museu”, mas em um “centro de debates que repense, que fale, que discuta, o papel da mulher, do jornalismo, dos técnicos. Vida me chamou há quatro meses e pediu que eu assumisse a presidência. Chamei a equipe da Pró-TV, uma equipe linda, e queremos chamar mais jovens”, contou.

Confira a nota divulgada pela ONG em solidariedade à família e amigos de Vida Alves:

“Incansavelmente, ao lado dos colegas de profissão, lutou pela criação de oficial do Museu da Televisão Brasileira, que por 13 anos abrigou dentro de sua casa, e pela preservação da memória da radiodifusão (…) momento difícil, nos solidarizamos com a família de Vida Alves, com seus amigos e colegas da área, que ela sempre fez questão de representar”.

Morte aos 88 anos

Morreu em São Paulo a atriz Vida Alves, protagonista do primeiro beijo da história da televisão brasileira. Vida Amélia Guedes Alves, ou simplesmente Vida Alves morreu às dez horas da noite desta terça-feira (03), aos 88 anos, de falência de múltiplos órgãos, no Hospital Sancta Maggiore, onde se encontrava internada havia uma semana.

Nascida em Itanhandu, Minas Gerais, Vida Alves foi atriz de radionovelas e pioneira na televisão, onde marcou a história da teledramaturgia brasileira ao protagonizar o primeiro beijo na boca entre dois atores.

A cena, ao vivo, foi ao ar em 1951 na novela Sua Vida Me Pertence, na extinta TV Tupi, e foi dividida com o ator Walter Foster, já falecido. Foster era amigo da atriz e de seu marido, a quem teve de pedir autorização, explicando detalhes de como ocorreria.

Mas o pioneirismo de Vida Alves não ficou por aí: é dela também, e da atriz Georgia Gomide, falecida em 2011, o primeiro beijo gay da Tv Nacional. A cena ocorreu em “A Calúnia”, um teleteatro, do programa TV de Vanguarda, também da Tupi, em 1963.

Vida e Geórgia interpretavam diretoras de um internato para meninas que eram caluniadas por uma estudante rebelde, que dizia que as duas eram amantes. Os boatos levaram pais a tirar as filhas do colégio, que acabou fechando.

Falidas, as duas acabam descobrindo que realmente se amavam e se beijam no final da história. Desta vez, a cena foi fotografada, mas a imagem ficou muito tempo perdida até que a atriz a recuperou e trouxe a público em maio do ano passado.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.