Vírus zika continua a se espalhar e chega a 66 países
O zika já alcançou 66 países e 42 deles vivem uma epidemia, segundo o último balanço mundial da atuação do vírus feito pela OMS, divulgado nesta quinta-feira (21).
Peru e Portugal são os últimos a entrarem na lista de nações que relataram a ação do zika de pessoa para pessoa, como em relações sexuais. Argentina, Chile, França, Itália, Nova Zelândia e Estados Unidos também integram a lista.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Síndrome de Guillain-Barré é mais predominante no mundo do que a microcefalia ou qualquer outra má-formação cerebral associada ao vírus. São 13 países ao todo onde há casos da paralisia relatados e um forte consenso científico entre a associação com o zika.
Segundo o último relatório do Ministério da Saúde no Brasil, o número de bebês com microcefalia ou alterações do sistema nervoso por causas infecciosas no país chegou a 1.168. Até a semana passada, eram 1.113 casos confirmados desde outubro de 2015. Há ainda outros 3.741 casos suspeitos em fase de investigação.
Informações: Carolina Ercolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.