Zona norte de SP é a mais afetada pela poluição de veículos de carga

  • Por Jovem Pan
  • 04/08/2016 08h10
Agência Brasil/Arquivo Caminhão

Pesquisa da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo apontou locais da capital paulista que concentram mais poluentes emitidos por veículos de carga. Esta é a primeira vez que um estudo conseguiu apontar quais bairros e vias são mais afetados pela poluição desses veículos.

Mariana Lage, geógrafa e mestre em Engenharia de Transportes da Poli, trabalhou com dados de trânsito referentes a cinco dias úteis, de outubro de 2014.

Segundo a pesquisadora, os bairros de Santana e Freguesia do Ó (Zona Norte), o eixo da Avenida Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores (Zona Leste), o Ceagesp (Zona Oeste), o Parque Dom Pedro (Centro), a Marginal Tietê e o trecho sul do Rodoanel são as áreas mais problemáticas.

Mariana Lage falou sobre as áreas e os motivos que as colocam no topo do ranking da poluição em São Paulo. “As áreas como Santana e Nossa Senhora do ó, geralmente é onde os caminhões chegam ou vão embora. O Rodoanel-Sul também se enquadra. Já as regiões centrais e marginais são por conta de estabeleciemntos comerciais agrupados”, disse.

Hoje, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) faz medições em 16 grandes regiões da Capital. O trabalho teve a orientação do professor José Alberto Quintanilha, do Departamento Engenharia de Transportes da Poli e possibilitou a criação de uma metodologia.

Assim, é capaz de pontuar locais com maior concentração de poluentes e também determinar em quais dias e horários há picos de poluição.

A expectativa da pesquisadora é que essa ferramenta possa ser usada em políticas públicas eficazes para minimizar a poluição nas cidades do Brasil.

*Informações do repórter Fernando Martins

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.