Zona norte de SP é a mais afetada pela poluição de veículos de carga
Pesquisa da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo apontou locais da capital paulista que concentram mais poluentes emitidos por veículos de carga. Esta é a primeira vez que um estudo conseguiu apontar quais bairros e vias são mais afetados pela poluição desses veículos.
Mariana Lage, geógrafa e mestre em Engenharia de Transportes da Poli, trabalhou com dados de trânsito referentes a cinco dias úteis, de outubro de 2014.
Segundo a pesquisadora, os bairros de Santana e Freguesia do Ó (Zona Norte), o eixo da Avenida Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores (Zona Leste), o Ceagesp (Zona Oeste), o Parque Dom Pedro (Centro), a Marginal Tietê e o trecho sul do Rodoanel são as áreas mais problemáticas.
Mariana Lage falou sobre as áreas e os motivos que as colocam no topo do ranking da poluição em São Paulo. “As áreas como Santana e Nossa Senhora do ó, geralmente é onde os caminhões chegam ou vão embora. O Rodoanel-Sul também se enquadra. Já as regiões centrais e marginais são por conta de estabeleciemntos comerciais agrupados”, disse.
Hoje, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) faz medições em 16 grandes regiões da Capital. O trabalho teve a orientação do professor José Alberto Quintanilha, do Departamento Engenharia de Transportes da Poli e possibilitou a criação de uma metodologia.
Assim, é capaz de pontuar locais com maior concentração de poluentes e também determinar em quais dias e horários há picos de poluição.
A expectativa da pesquisadora é que essa ferramenta possa ser usada em políticas públicas eficazes para minimizar a poluição nas cidades do Brasil.
*Informações do repórter Fernando Martins
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.