Estudo revela aumento do risco de câncer de mama com uso de DIUs hormonais
Pesquisa analisou um total de 78.595 mulheres na Dinamarca e indicou que aquelas que utilizavam o método apresentaram uma probabilidade 40% maior de desenvolver a doença
Um novo estudo publicado na revista JAMA revelou uma associação entre o uso de dispositivos intrauterinos (DIUs) que liberam levonorgestrel e um aumento no risco de câncer de mama em mulheres. A pesquisa, que analisou um total de 78.595 mulheres na Dinamarca, indicou que aquelas que utilizavam DIUs hormonais apresentaram uma probabilidade 40% maior de desenvolver a doença em comparação com as que não faziam uso desse método contraceptivo. Apesar disso, o risco absoluto de câncer de mama continua sendo considerado baixo.
Fatores como histórico familiar e condições de saúde preexistentes podem ter um papel importante nos resultados observados. O câncer de mama permanece uma condição rara entre mulheres com menos de 50 anos, o que deve ser levado em conta na análise dos dados. O estudo também sugere que o uso de DIUs hormonais, que têm se tornado cada vez mais populares, pode estar relacionado a um risco elevado de câncer de mama, de forma semelhante ao que foi observado com o uso de pílulas anticoncepcionais.
Os pesquisadores identificaram um acréscimo de 14 casos de câncer de mama a cada 10.000 mulheres em um período de cinco anos entre as usuárias de DIU. Contudo, o estudo apresenta limitações, como a ausência de dados sobre a frequência de exames de detecção de câncer de mama, o que pode impactar a interpretação dos resultados. Apesar das preocupações levantadas, os DIUs são amplamente reconhecidos como métodos seguros e eficazes para a prevenção da gravidez e para o controle de sangramentos menstruais intensos.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.