‘Novo cangaço’: grupo criminoso que planejava ataques em SP é alvo de operação
Polícia Civil informou que o grupo é especializado em roubos a instituições financeiras e planejava agir em breve
A Polícia Civil de São Paulo realizou, nesta terça-feira (10), uma operação denominada Volante contra uma organização criminosa que planejava ataques a bancos com armamentos pesados e recursos tecnológicos. De acordo com a corporação, o grupo é especializado em roubos a instituições financeiras em uma modalidade conhecida como “novo cangaço” – forma de roubo caracterizada pelo uso de armamento pesado, geralmente em cidades do interior – e planejava agir em breve, o que levou as forças de segurança a adotarem uma medida protetiva.
Investigações apontaram que o grupo se preparava para agir em breve, o que levou as forças de segurança a adotarem uma atuação preventiva.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Cravinhos, no interior do estado, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público. Foram expedidos pela Justiça 20 mandados de busca e apreensão e dez de prisão, realizados nas cidades de São Paulo, Embu das Artes, Taboão da Serra, Jacareí, Ribeirão Preto e Cravinhos.
Segundo a polícia, o grupo criminoso planejava utilizar no ataque fuzis de alto poder destrutivo, incluindo um .calibre 50, veículos blindados, artefatos explosivos, drones e outros equipamentos característicos do “novo cangaço”.


Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.