Em evento militar, Xi Jinping diz que ‘China não se curvará a confrontações’
O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta terça-feira (3) que o país “não se curvará a confrontações” e que sua ascensão é “impossível de ser contida”. A declaração foi feita durante uma cerimônia militar em Pequim que reuniu lideranças de países aliados, incluindo o presidente russo Vladimir Putin e o líder norte-coreano Kim Jong-un. A comemoração marcou os 80 anos da vitória chinesa sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial e contou com um extenso desfile militar. Mais de 10 mil soldados participaram da exibição, que apresentou armamentos modernos, drones e mísseis balísticos, em uma demonstração do poderio militar desenvolvido pelo país na última década.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Além de Putin e Kim, também estiveram presentes líderes do Irã, Turcomenistão, Uzbequistão e Azerbaijão, reforçando a aproximação de Pequim com países de perfil autocrático. O Brasil foi representado pelo assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, o que gerou críticas internas devido ao caráter político do encontro. O discurso de Xi foi interpretado como um recado indireto aos Estados Unidos. Washington reagiu apontando que China, Rússia e Coreia do Norte estariam se alinhando contra os interesses ocidentais, especialmente em meio às tensões ligadas à Guerra da Ucrânia e aos conflitos no Oriente Médio.
[jp-related-posts ids=”2050971,2050961″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Mortos no Nepal e na China chegam a 586 após avalanche; ao menos 2.400 estão desaparecidos
Socorristas trabalhavam hoje em meio aos escombros e à água, dois dias após uma grande massa de lama soterrar casas, derrubar pontes e arrastar carros
- Presidente do Fed nos EUA se diz preocupado com inflação: ‘Foco deve ser nos preços’ AFP · há 9 minutos
- Justiça dos EUA suspende medida de Trump que restringia voto por correio AFP · há 9 horas
- Número de mortos no Nepal e no Tibete chega a 552 após avalanche AFP · há 11 horas
- Como foi o eclipse que deixou 96,2% da Lua escurecida nesta madrugada Estadão Conteúdo · há 11 horas