Acompanhe a cobertura da 47ª edição do Sermão da Paixão na Jovem Pan

  • Por Jovem Pan
  • 18/04/2014 11h25
Ana Cichon/Jovem Pan Dom Angélico Sândalo Bernardino no Sermão da Paixão

A Rádio Jovem Pan celebra a 47ª edição do Sermão da Paixão nesta Sexta-feira Santa, debatendo com grandes representantes do cristianismo no Brasil e o papel da religiosidade na sociedade brasileira. Ao todo, são 30 horas ininterruptas de programação especial. 

O primeiro tema de debate é A Paixão de Jesus, com o professor da PUC-São Paulo, Fernando Altemayer Junior, padre Augusto Cesar Pereira e padre Zezinho, autor de mais de 80 livros, além de ter mais de 100 CDs gravados em cinco línguas, conhecido como o cantor mais famoso da Igreja Católica. 

Além disso, os estúdios da Jovem Pan receberam Dom Cláudio Hummes, 18º bispo de São Paulo, seu sexto arcebispo e quarto cardeal, que falou sobre os novos rumos da Igreja Católica e contou sobre a conversa que teve com o papa Francisco momentos antes de sua eleição como representante máximo da Igreja. 

Para finalizar, Dom Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo de Manaus, também debate a religiosidade nos tempos atuais, com enfoque com o que ocorre hoje na região do Amazonas. 

 

O segundo tema de debate é 50 Pontos da Paz, como fazer?, que contou Simone Bernardi, Lorenzo Nacheli e Marco Vital, do Aresenal da Esperança, debatem as mehlores formas de implementar os “50 Pontos da paz” na sociedade atual.  

 

 

Já o padre João Carlos Pasqualin de Castro reflete sobre a Paixão de Jesus. 

 

 

Com o tema A dor de Maria nas mães de hoje, o padreEugenio Maria Pirovano La Barbera debate a religiosidade nas mães modernas, e os desafios que as mulheres enfrentam na sociedade atual.  

 

Dom Edmar Peron, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, responsável pela região Episcopal Belém, e o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo,  debateram o Evangelii Gaudium,  primeira Exortação Apostólica Pós-Sinodal escrita pelo Papa Francisco. Também participa do debate p padre Tarcisio Marques Mesquita, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto. 

 

O padre José Renato Ferreira, pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus,  e Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo Emérito de Blumenau, discutiram o tema Cuidar das pessoas que estão na periferia de nosso coração.

 

Religião e Saúde. O padre Léo Pessini, presidente das organizações camilianas brasileiras e padre Anisio Baldessin, capelão do Hospital das Clínicas, debatem a importância da religião nos cuidados aos doentes, levando-se em conta os cuidados durante a dor da morte, a questão das doenças degenerativas e a relação da espiritualidade com a saúde. 

Participa ainda do diálogo a Dra. Luciana Bertachin, doutoranda em bioética pelo Centro Universitário São Camilo e mestre em disturbios da comunicação pela Unifesp-EPM. 

 

O silêncio da cruz é o tema debatido pelo padre Eldecio Serafim Serafim Ottaviani, professor de filosofia da PUC e reitor da Unifai, por Nayá Fernandes, jornalista, e Sérgio Riciutto, artista plástico. 

 

 

A Irmã Osnilda Lima e Karla Maria tratam do tema da “Campanha da Fraternidade” deste ano: o tráfico humano. A realidade das jovens traficadas para prostituição e o relato de pessoas de que trabalham contra essa prática foram discutidos.

 

As irmãs Paulinas Helena Corazza e Joana Puntel levam para o centro do debate a comunicação da café. Ao conversarem com Dom Dimas Lara Barbosa e Dom Orani João Tempesta, se aprofundam na questão ao analisar as bases com que essa comunicação ocorre, inclusive considerando as plataformas tecnológicas.

Neste bloco, padre Augusto César Pereira, padre Jílio Renato Lancellotti e Dom Tarcísio Scaramussa avaliam o tema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. Os religiosos buscam outras referências históricas para explicar a expressão de fé no Brasil.

 

Neste trecho do Sermão da Paixão são discutidos temas como a comunicação a partir do mundo digital, cujo qual inclui a rede social por exemplo. Essa pode ser uma ferramenta para a evagelização. Além disso, perguntas de ouvintes são respondidas pelos religiosos.

 

O ritual e a espiritualidade da vigília pascal são abordados pelos padres Antônio Sagrado Bogaz e Bras Lorenzetti e pelos professores João Hansen e Jefferson Fernandes. Este bloco do Sermão da Paixão, Segundo a JOVEM PAN conta também com a participação de ouvintes.

 

Ainda no tema do “ritual e a espiritualidade da vigília pascal”, o ouvinte Fernando, de Araçatuba, no interior de São Paulo, polemiza ao questionar o marketing agressivo da Igreja Evangélica para que fiéis doem dinheiro. Ouça ao lado a análise completa.

 

A Pascoa judaica é o tema analisado mais profundamente pelo teólogo Mathias Grenzer, o padre Fábio Papineli e o professor Téo. Para isso, os especialista recorrem a fatos históricos de milênios atrás.

 

Frei Rildo Fonseca de Lima fala sobre Paixão de Cristo e Ressurreição.

 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.