Ajuste fiscal e empreiteiros da Lava Jato: os temas políticos da semana
SÃO PAULO, SP - 14.11.2014: OPERAÇÃO LAVA JATO - O empresário Ricardo Pessoa, presidente da construtora UTC, chega à sede da PF, em SP - A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (14) mandados de prisão e de busca e apreensão durante Operação Lava Jato. As buscas são concentradas em 11 grandes empreiteiras. Os grupos investigados registraram, segundo dados do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), operações financeiras atípicas num montante que supera R$ 10 bilhões. (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress)O empresário Ricardo Pessoa
Alguns dos principais temas que agitam o mundo político nesta semana são:
- Medidas do ajuste fiscal começam a ser apreciados pela Câmara. “Michel Temer será colocado à prova dentro do Congresso”.
- A Justiça Federal em Curitiba começa a colher depoimentos de empreiteiros relacionados à Operação Lava Jato e a CPI na Câmara deve receber o ex-diretor Paulo Roberto Costa.
- O Congresso analisa veto parcial de Dilma sobre lei que restringe a fusão de novos partidos.
- A CPI do HSBC realiza audiência com o presidente do banco no Brasil.
- Governo avaça em nomeações do segundo escalão.
Nesta semana também, a Medida Provisória 665 altera regras do seguro-desemprego e do abono salarial. Outra medida polêmica para a imagem de Dilma é a MP 664, que muda as regras da pensão por morte e auxílio-doença.
Rodrigues comenta também a libertação, com habeas corpus, de nove empreiteiros relacionados à Operação Lava Jato. A PF ouve já nesta segunda o presidente da UTC, Ricardo Pessoa, considerado um dos líderes do cartel que desviava dinheiro de propina da Petrobras.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.