Ataque de milícias pró-russas contra Debaltsevo matam cinco pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 08/02/2015 15h30

Donetsk, 8 fev (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram neste domingo na cidade de Debaltsevo, região ucraniana de Donetsk, depois que um projétil atingiu um edifício residencial, segundo informaram as autoridades locais.

“Como resultado de um ataque rebelde e devido a um impacto direto, cinco pessoas morreram. A polícia está tirando os corpos dentre os escombros”, disse um porta-voz do Ministério do Interior local, citado por meios de comunicação locais.

Milhares de soldados ucranianos resistem há quase duas semanas à ofensiva rebelde em Debaltsevo, um dos principais nós ferroviários da Ucrânia e cuja queda em mãos pró-russas seria um grande revés para as forças governamentais.

Por esse motivo, as autoridades continuaram hoje com a evacuação de civis da cidade, onde milhares de pessoas estão encurraladas entre os dois grupos.

Segundo o Conselho de Segurança Nacional e Defesa, 359 pessoas foram evacuadas nas últimas 24 horas das localidades divisórias a Debaltsevo, Avdeyevka (Donetsk) e Chernujino, já na vizinha região de Lugansk, que se somam às 766 pessoas evacuadas da sexta-feira.

Enquanto os rebeldes acusaram Kiev de boicotar a evacuação de civis com destino à zona rebelde, a OSCE informou que apenas 40 pessoas optaram voluntariamente pelos ônibus que partiam rumo a Donetsk, principal praça forte pró-russa.

Por outro lado, os separatistas informaram nesta manhã que pelo menos oito civis morreram nos bombardeios governamentais com armamento pesado contra os principais fortificações insurgentes de Donetsk e Gorlovka, entre outros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.