O primeiro ano da TV Jovem Pan News foi desafiador e trouxe a oportunidade de noticiar para a sua audiência diversos fatos históricos, com a cobertura jornalística precisa e completa que a Jovem Pan traz no seu DNA desde a época do rádio. Mortes, desastres naturais, guerra, manifestações foram alguns dos acontecimentos marcantes que contribuíram para o crescimento do canal. Em um ano, já foram mais de 500 horas em coberturas especiais. Confira abaixo os principais acontecimentos neste primeiro ano da JP News:
27 de outubro de 2021 – TV Jovem Pan News entra no ar
Às 5h59, do dia 27 de outubro de 2021, o Jornal da Manhã entrou no ar marcando a estreia da TV Jovem Pan News, o canal de notícias do Grupo de Comunicação Jovem Pan, nas TVs por assinatura e na parabólica. A TV nasceu com a proposta de ser uma nova fonte de conteúdo jornalístico, com o compromisso de levar aos brasileiros a informação com credibilidade, o debate de ideias e os diferentes pontos de vista.
5 de novembro de 2021 – Morte trágica de Marília Mendonça
Nove dias após a estreia do canal, a Jovem Pan noticiou a primeira tragédia: a queda do avião da cantora sertaneja Marília Mendonça, no interior de Minas Gerais. Equipes da reportagem se deslocaram para o local do acidente e também para a cidade natal da cantora, em Goiás. A Jovem Pan acompanhou de perto as primeiras investigações do acidente, o velório, o enterro e as homenagens oferecidas à artista e também ao piloto e ao copiloto que morreram no trágico acidente. Jornalistas e comentaristas se revezaram durante horas no ar para trazer todas as informações apuradas pela produção e pela reportagem in loco.
8 de janeiro de 2022 – Tragédia em Capitólio
No início da tarde do sábado, 8 de janeiro, começavam a chegar as primeiras informações sobre a tragédia de Capitólio (MG), uma região turística do Lago de Furnas: um paredão de rocha se desprendeu e desabou, atingindo três lanchas e causando a morte de 10 pessoas. Foram três dias de trabalho acompanhando os bombeiros, a identificação das vítimas e entrevistando especialistas para tentar esclarecer o que causou o desastre.
15 de fevereiro de 2022 – Chuvas e desabamentos em Petrópolis
Fortes temporais começaram a atingir a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, em 15 de fevereiro, e duraram quase duas semanas, deixando mais de 200 mortos e quase 1 milhão de desabrigados. Ao mesmo tempo, chuvas também castigaram cidades de Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e São Paulo. Toda a programação da Jovem Pan foi mobilizada, com repórteres em bloco trazendo os desdobramentos das tragédias de diversas regiões do país.
24 de fevereiro de 2022 – Início da guerra na Ucrânia
Em fevereiro, o mundo voltou-se para a Ucrânia, com a Rússia lançando bombardeios no país. Foram quase três meses de programação da JP News dedicada a noticiar e analisar cada passo do conflito. Os correspondentes da Jovem Pan percorreram algumas cidades da Ucrânia e mostraram o drama vivido pela população, o avanço das tropas russas e a resistência dos soldados ucranianos em diversos pontos do país. Foram 128 horas totalmente dedicadas ao assunto. Durante três meses, no final do dia, as principais notícias eram trazidas no Headline News especial sobre a guerra.
10 de julho de 2022 – Incêndio na 25 de Março
Desde as primeiras horas do incêndio que atingiu prédios na região da rua 25 de Março, no centro da capital paulista, e demorou três dias para ser extinto, a Jovem Pan acompanhou e trouxe as principais informações. A equipe de reportagem esteve no local durante sete dias seguidos para dar a notícia completa sobre as causas, mostrar os prejuízos dos comerciantes e da população que vive no entorno, além de entender e explicar os riscos de desabamento.
7 de setembro de 2022 – Celebrações pelo bicentenário da Independência do Brasil
Milhões de pessoas foram às ruas em todo o Brasil, de verde e amarelo, para celebrar o bicentenário da Independência no dia 7 de setembro de 2022. Em quase 24 horas ininterruptas de cobertura especial, a JP News mostrou a mobilização popular e deu voz às demandas do povo.
8 de setembro de 2022 – Morte da rainha Elizabeth 2ª
Desde os primeiros minutos após o anúncio da morte da rainha Elizabeth 2ª da Inglaterra, a JP News mostrou as solenidades e as homenagens de um fato histórico, carregado de simbolismos e com efeitos políticos sobre uma das nações mais poderosas do mundo. Da morte até o sepultamento, foram 11 dias de cobertura especial, com notícias trazidas pelos correspondentes, e análises sobre o futuro da monarquia e seus impactos no Brasil e no mundo.
2 de outubro de 2022 – Primeiro turno das Eleições de 2022
Em ano eleitoral, a JP News esteve nas ruas para discutir o futuro do país e mostrar a jornada dos principais candidatos aos cargos em disputa. Foram mais de três meses de preparação e de ação, acompanhando as agendas políticas, as negociações de bastidores, entrevistas, debates e, finalmente, o dia da votação do primeiro turno. A TV mostrou em tempo real a apuração dos resultados das urnas e trouxe análises com o seu time de comentaristas.