Austrália alerta do risco para região perante libertação de jihadistas

  • Por Agencia EFE
  • 28/09/2015 07h27

Sydney (Austrália), 28 set (EFE).- A Austrália alertou do risco para a segurança regional que representa a libertação nos próximos anos de centenas de jihadistas condenados por terrorismo em países asiáticos como Indonésia, informou nesta segunda-feira (data local) a imprensa local.

“Um número significativo de presos na Indonésia condenados por atividades vinculadas ao terrorismo serão libertados. Somam centenas”, disse a ministra das Relações Exteriores, Julie Bishop, em um fórum contraterrorista nos Estados Unidos paralelo à Assembleia Geral da ONU.

“Certamente, se estes não foram reabilitados representam um risco não só para a Indonésia mas para nossa região”, disse Bishop em declarações citadas pela emissora local “ABC”.

A ministra australiana explicou que falou com sua colega indonésia, Retno Marsudi, sobre os métodos para reabilitar e integrar os presos radicalizados e lembrou que ambas vão participar em outro fórum para abordar o tema.

Também enfatizou que Canberra “respondeu fortemente” ao aumento do número de australianos que viajam para a Síria e Iraque para combater nas fileiras do Estado Islâmico, um número que duplicou até atingir 120. EFE