Ban Ki-moon enaltece acordo sobre programa iraniano e elogia os negociadores

  • Por Agencia EFE
  • 14/07/2015 11h28

Nações Unidas, 14 jul (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, louvou o “histórico acordo” sobre o programa nuclear iraniano alcançado nesta terça-feira em Viena, a capital da Áustria, e expressou sua “admiração” pelo compromisso dos negociadores.

“Isto é uma prova do valor do diálogo”, afirmou Ban em comunicado divulgado hoje pela ONU.

O secretário-geral das Nações Unidas, que se encontra de visita oficial em Adis Abeba, a capital da Etiópia, parabenizou o Irã e o Grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia, mais Alemanha) por terem chegado a este acordo.

O pacto foi alcançado após dois anos de negociações para limitar o programa atômico iraniano, diante dos receios do Ocidente sobre o risco de que o mesmo pudesse levar a república islâmica a produzir armas nucleares.

O acordo abre o processo para suspender as sanções econômicas impostas ao governo iraniano. Espera-se que nos próximos dias seja convocado o Conselho de Segurança a fim de analisar os detalhes deste pacto.

Ban destacou a “imensa quantidade de trabalho” envolvida nos esforços diplomáticos que levaram ao acordo e elogiou a “determinação e o compromisso dos negociadores”, assim como sua “valentia” para fechar “um compromisso que foi elaborado tão minuciosamente”.

“Espero – e de fato acredito – que este acordo dará lugar a uma maior compreensão mútua e à cooperação em muitos dos graves desafios de segurança que existem no Oriente Médio”, acrescentou Ban.

Para o secretário-geral da ONU, o pacto alcançado em Viena pode ser uma “contribuição vital para a paz e a estabilidade não só na região, mas além”.

“A ONU está disposta a cooperar plenamente com as partes no processo de implementação deste acordo histórico e importante”, concluiu o diplomata coreano no comunicado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.