“BBC” exibirá no Natal polêmico episódio de “Top Gear” gravado na Argentina

  • Por Agencia EFE
  • 25/11/2014 16h28

Londres, 25 nov (EFE).- A rede britânica de televisão “BBC” anunciou nesta terça-feira que exibirá na época do Natal o polêmico episódio do programa “Top Gear” que gerou queixas da Argentina por suas referências à Guerra das Malvinas.

A embaixadora argentina no Reino Unido, Alicia Castro, levou ontem uma queixa sobre o programa à BBC Trust, conselho de administração da emissora estatal, diante da recusa do canal em pedir desculpas por supostas ofensas.

Jeremy Clarkson, um dos apresentadores do “Top Gear”, dirigiu pela Argentina um veículo com placa “H982 FKL”, em referência ao ano do conflito nas Malvinas, 1982, e ao nome em inglês das ilhas, Falklands.

Depois que a equipe do programa deixou o país em meio a polêmica por essa placa, a “BBC” atribuiu a referência ao conflito bélico entre Argentina e Reino Unido a uma “infeliz coincidência” e se negou a pedir desculpas.

Em carta dirigida à presidente da BBC Trust, Rona Fairhead, Castro argumentou que “o comportamento de Jeremy Clarkson na Argentina e suas declarações posteriores” não cumprem as diretrizes da entidade pública britânica.

Para a embaixadora argentina em Londres, os funcionários da “BBC” devem evitar “ofensas injustificáveis” quando gravam programas no exterior.

Nessa edição de “Top Gear”, que será transmitida em duas partes durante o Natal, Clarkson, junto com os outros dois apresentadores do programa, James May e Richard Hammond, tentam dirigir pela Patagônia, ao longo de mais de 2.000 quilômetros, diversos carros de luxo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.