Bombas remanescentes da Segunda Guerra Mundial são desativadas na Normandia

  • Por Agencia EFE
  • 18/06/2014 12h50
  • BlueSky

Paris, 18 jun (EFE).- Uma equipe franco-alemã anti-bombas e submarinistas desativou 78 bombas remanescentes da Segunda Guerra Mundial na Normandia, no litoral noroeste da França, informou nesta quarta-feira a Prefeitura Marítima de La Mancha e do Mar do Norte.

A operação de neutralização, realizada na altura da cidade de Fécamp, aconteceu entre 9 a 12 de junho e contou com um grupo de submarinistas de La Mancha e com alemães da Minentaucher Kompanie, explicou a instituição.

Durante três dias, os especialistas fizeram 16 mergulhos da base de operações marítimas Vulcain, e fizeram quatro operações de desativação de explosivos no mar.

A Prefeitura francesa disse que, no total, foram neutralizadas 78 bombas de procedência americana, que continham “cerca de 1,7 tonelada de trinitrotolueno (TNT).

Esta missão faz parte de um “grande esforço de saneamento dos fundos marítimos e de segurança”, disse a fonte no comunicado, além de destacar que este tipo de cooperação marítima franco-alemã já existe há 16 anos.

A desativação deste tipo de bombas da Segunda Guerra Mundial também é habitual na Alemanha, onde acredita-se que ainda existam milhares de artefatos sem explodir enterrados no subsolo de várias cidades. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.