Brasileiro Luiz Filipe de Macedo assume como secretário-geral do Opanal

  • Por Agencia EFE
  • 11/02/2014 20h04

México, 11 fev (EFE).- O brasileiro Luiz Filipe de Macedo Soares assumiu nesta terça-feira como secretário-geral do Organismo para a Proscrição das Armas Nucleares no América Latina e o Caribe (Opanal), encarregada de zelar pelo cumprimento do Tratado de Tlatelolco.

Os representantes dos países-membros “acolheram com beneplácito a designação do embaixador Macedo Soares e reiteraram o compromisso de impulsionar seus esforços conjuntos para conseguir um mundo livre de armas nucleares”, apontou.

O Opanal, com sede na Cidade do México, lembrou que o embaixador brasileiro foi eleito para o período 2014-2018, em substituição do costarriquenho Gioconda Ubeda, durante a conferência do organismo realizada em 7 de novembro.

Macedo Soares foi representante permanente do Brasil na Conferência de Desarmamento das Nações Unidas entre 2008 e 2010.

Além disso, liderou as delegações brasileiras na VIII Conferência de Revisão do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares em 2010 e nas sessões da Primeira Comissão da Assembleia Geral da ONU.

Também representou o país na Unesco, como delegado permanente e, como embaixador, em México, Noruega e Índia.

O Tratado de Tlatelolco, promovido pelo México e assinado pelos 33 países da América Latina e do Caribe, permitiu a criação, em 1967, da primeira zona livre de armas nucleares na região.

Ele serviu de exemplo para que o Pacífico Sul, África, o sudeste da Ásia e a Mongólia fossem declaradas como zonas livres de armas nucleares, um coletivo que agora agrupa 115 países. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.