Cai o apoio dos americanos ao acordo nuclear com o Irã, segundo pesquisa

  • Por Agencia EFE
  • 08/09/2015 23h40

Washington, 8 set (EFE).- O acordo para o controle do programa nuclear iraniano é apoiado por apenas 21% dos americanos, 13 pontos percentuais a menos que os que o respaldavam quando o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o anunciou no último mês de julho.

Segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Pew Center, quase metade dos americanos (49%) se opõe ao compromisso conseguido pelas potências do Grupo 5+1 (EUA, Reino Unido, Rússia, China e França, mais a Alemanha) com o Irã, enquanto 30% não sabe ou quis dar sua opinião sobre esta questão.

Em meados de julho, uma semana após o anúncio do compromisso, 45% dos americanos se opunha ao compromisso, com o que a oposição aumentou também em quatro pontos, enquanto os que não se pronunciavam eram 22%.

De acordo com a nova pesquisa, 42% dos democratas e 6% dos republicanos disseram apoiar o acordo, menos que o 50% e o 13% que, respectivamente, afirmava o mesmo em meados de julho.

O acordo nuclear com o Irã, que estabelece o controle do programa nuclear iraniano em troca da suspensão das sanções, é um dos temas pendentes do Congresso dos Estados Unidos, que voltou hoje ao trabalho após o recesso de verão e que deve emitir uma postura sobre o assunto antes de 17 de setembro.

O presidente Obama já conseguiu os votos necessários no Senado para evitar que prospere uma iniciativa legal para rejeitar o acordo nuclear com o Irã no Congresso.

A pesquisa do Pew Center foi realizada com 1.004 adultos, entre os dias 3 e 7 de setembro, e tem uma margem de erro de 3,6%. EFE