Cazaquistão recebe com “satisfação” o acordo nuclear com o Irã
Astana, 15 jul (EFE).- O Cazaquistão recebeu com “satisfação” o acordo nuclear alcançado entre Irã e o Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha), disse nesta quarta-feira seu ministro das Relações Exteriores, Erlan Idrissov.
“Trata-se de um acordo histórico que fortalecerá a segurança regional e internacional”, afirmou o titular das Relações Exteriores cazaque.
Idrissov considerou também que “o acordo contribuirá à normalização das relações entre Irã e a comunidade internacional. Terá um impacto positivo no desenvolvimento econômico e social de todos os países da região, e fortalecerá ainda mais a cooperação entre Cazaquistão e Irã.”
O titular das Relações Exteriores cazaque assegurou, além disso, que “a aplicação estrita deste plano melhorará a agenda de não-proliferação nuclear.”
Idrissov disse ainda que o acordo ajudará cada membro do Tratado de Não-Proliferação Nuclear “a exercer seu legítimo direito a participar da atividade nuclear com fins pacíficos, sempre que se cumpram as disposições do Tratado e da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)”.
O ministro lembrou que seu país foi anfitrião de duas rodadas de conversas realizadas em 2013 e iniciadas pelo presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, “onde se fomentou um clima de confiança.”
O Irã e o Grupo 5+1, que engloba os países com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha, chegaram na terça-feira em Viena a um acordo sobre o programa nuclear de Teerã após meses de intensas negociações. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.