Célula que recrutou dezenas de jihadistas para EI é desmantelada no Marrocos

  • Por Agencia EFE
  • 09/07/2015 15h08

Rabat, 9 jul (EFE).- Uma célula jihadista, a segunda em uma semana, foi desmantelada em uma operação realizada em várias cidades do Marrocos, a qual é acusada de ter enviado “dezenas de combatentes” ao Iraque e à Síria para lutar junto com o Estado Islâmico (EI).

Segundo um comunicado do Ministério do Interior marroquino divulgado nesta quinta-feira, os oito detidos moravam em Casablanca, Tânger, Salé e outras povoações menores e estavam em contato com correligionários na região fronteiriça da Turquia com a Síria e o Iraque que ajudavam os novos recrutas a entrar para a jihad.

Os marroquinos, explica a nota, eram recrutados principalmente para participar de atentados suicidas contra as forças sírias e iraquianas.

Além disso, foi-lhes atribuída a intenção de captar marroquinos que estão na região de tensões e dispostos a voltar ao Marrocos para cometer atentados terroristas que ponham em perigo “a segurança e a estabilidade do país”.

No último dia 2 foi desmantelada outra célula, cujos membros confessaram planejar ataques contra “personalidades políticas e militares”, assim como atentados com cintos explosivos contra “lugares sensíveis” do Marrocos, sempre segundo o Ministério. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.