China elogia “histórico” pacto nuclear com o Irã e pede sua conclusão

  • Por Agencia EFE
  • 03/04/2015 06h12

Pequim, 3 abr (EFE).- O governo da Chinas deu nesta sexta-feira as boas-vindas ao acordo sobre o desenvolvimento nuclear iraniano e pediu que “se complete o histórico processo”, que poderia pôr fim dentro de três meses a 12 anos de conflito com a República Islâmica.

“A China dá as boas-vindas ao importante consenso alcançado ontem entre os países envolvidos (o Irã e o Grupo 5+1 – formado por Estados Unidos, China, França, Reino Unido e Rússia, além da Alemanha)”, disse hoje em entrevista coletiva em Pequim Hua Chunying, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês.

Hua ressaltou que o acordo se trata de “uma boa notícia para o mundo”, e lembrou que o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, presente nos dias prévios nas negociações de Lausanne (Suíça) até quase seu final, havia advertido que “se requerem mais negociações para chegar a um acordo final”.

“É necessário eliminar os impedimentos restantes para concluir o histórico processo”, disse também Wang, segundo anunciou aos meios de comunicação a porta-voz. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.