Cinco acusados de recrutar jihadistas na França são transferidos para prisão

  • Por Agencia EFE
  • 31/01/2015 10h08

Paris, 31 jan (EFE).- Cinco homens presos na última terça-feira no sudeste da França, acusados de montarem uma rede de recrutamento de jihadistas na cidade de Lunel, foram transferidos para a prisão neste sábado.

Fontes judiciais explicaram que os cinco detidos, com idades entre 26 e 44 anos, foram acusados por associação criminosa com o objetivo de planejar atos terroristas.

Os investigadores suspeitam que dois deles estiveram na Síria, o primeiro entre o final de 2013 e o início de 2014. Já o segundo teria retornado ao país só há alguns meses, afirma a emissora “France Info”. Os outros três também tinham intenção de viajar à Síria para serem treinados por grupos jihadistas.

Segundo a investigação, um dos cincos era responsável por estabelecer a conexão entre os franceses e os jihadistas na Síria, onde teriam morrido dois de seus irmãos.

Mais de 20 jovens procedentes de Lunel, cidade com 26 mil habitantes nas proximidades de Montpellier, viajaram à Síria desde outubro para lutar pelos grupos radicais. Seis deles, de idades entre 18 e 30 anos, morreram.

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, afirmou na terça-feira, quando ocorreu a operação policial para prender o grupo, que se confirmado o envolvimento dos cinco, as autoridades teriam desmantelado “uma rede particularmente perigosa e organizada”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.