Cinemas chineses exibirão pela primeira vez filme de temática homossexual
Pequim, 2 set (EFE).- As salas de cinema chinesas exibirão pela primeira vez um filme de temática homossexual, informou nesta quarta-feira o jornal oficial “Global Times”.
Trata-se da coprodução chinesa-francesa “Seek McCartney”, idealizada pelo diretor chinês Wang Chao e protagonizada pelo cantor e ator chinês Han Geng e o intérprete francês Jérémie Elkaïm.
O próprio Wang anunciou em sua conta do Weibo (o Twitter chinês) que a autoridade chinesa de supervisão cinematográfica deu permissão para a estreia comercial do filme um ano depois da apresentação da solicitação.
O filme tem o título de “Looking for Rohmer” no mercado internacional.
Wang é conhecido na França por ganhar o prêmio “Un certain Regard” do Festival de Cannes de 2004 com “Luxury Car”, enquanto em 2014 participou com “Fantasia”.
O jornal lembra que até agora outros filmes que tratavam relações entre homossexuais não receberam permissão para estreia nas salas chinesas, como é o caso de “Lan Yu”, no qual apareciam famosos atores chineses nus e que apesar de tudo não pôde ser exibido nos cinemas, mas é possível ver pela internet sem problemas.
Um crítico e roteirista cinematográfico disse ao jornal que a decisão de permitir a estreia de “Seek McCartney” constitui “um grande passo adiante” para a indústria cinematográfica chinesa.
As autoridades de supervisão de meios de comunicação aboliram em 2010 de seus regulações as considerações que qualificavam o homossexualismo como algo pornográfico ou vulgar. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.