Coalizão Nacional Síria não comparecerá à 2ª rodada de diálogo em Moscou

  • Por Agencia EFE
  • 21/03/2015 18h36

Beirute, 21 mar (EFE).- A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), um dos principais grupos de oposição ao regime de Bashar al Assad, decidiu neste sábado que não participará da segunda rodada do diálogo entre o regime sírio e a oposição em Moscou, prevista para o início de abril, mas ainda sem data definida.

Em comunicado, a CNFROS explicou que tomou essa decisão durante a reunião de sua assembleia geral.

A aliança opositora acrescentou que a reunião de Moscou e a próxima cúpula árabe, no final deste mês no Egito, foram os principais assuntos discutidos durante a assembleia.

Apesar de ter se recusado a participar da reunião em Moscou, a CNFROS elogiou a Rússia por não ter utilizado seu poder de veto durante a votação da resolução 2209, no último dia 6, no Conselho de Segurança da ONU, que criminaliza a utilização de armas químicas na Síria.

O texto destaca que membros da CNFROS enfatizaram hoje a “mudança” na postura russa, que aponta para um maior reconhecimento da aliança opositora.

A CNFROS não compareceu à primeira reunião na capital russa, que aconteceu no final de janeiro, entre representantes do regime e da oposição tolerada dentro da Síria.

Para participar do encontro, a CNFROS exigiu garantias de que as negociações seriam direcionadas para uma transição política pacífica, algo que, em sua opinião, não aconteceu.

A Rússia é um dos principais aliados internacionais do regime sírio de Bashar al Assad.

A Síria vive uma guerra civil há quatro anos que já causou a morte de cerca de 220 mil pessoas, segundo a ONU. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.