Com diminuição de poluição, Paris não terá tráfego restrito amanhã

  • Por Agencia EFE
  • 23/03/2015 11h33

Paris, 23 mar (EFE).- Paris não aplicará amanhã a medida extraordinária de circulação restrita de veículos que impôs nesta segunda-feira, após detectar uma melhoria na qualidade do ar na capital, informou à Agência Efe uma porta-voz do Ministério da Ecologia.

Foi detectada “uma melhora da situação” da contaminação, que fez com que hoje apenas os carros com placas terminadas em número ímpar pudessem circular pela cidade e por 22 municípios vizinhos. Os serviços de detecção de poluição calculavam para hoje mais de 50 microgramas/m3, e por isso decidiram restringir a circulação de veículos. Como está prevista chuva para à tarde, o governo decidiu não aplicar a ação amanhã.

Essa é a terceira vez em que a capital francesa precisa conviver com essa restrição. As anteriores foram em 1997 e em 17 de março do ano passado.

Hoje, a medida entrou em vigor às 5h30 locais e haverá multa de até 22 euros (pouco mais de R$ 70) aos que não respeitarem a determinação. Os veículos elétricos, híbridos, a gás ou aqueles que levem, pelo menos, três pessoas estão liberados para circular.

Para colaborar, a Prefeitura de Paris não cobrará pelo uso do transporte público, assim como por serviços municipais de aluguel de veículos elétricos e de bicicletas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.