Congresso elege acadêmico Juan Fuentes como vice-presidente da Guatemala
Cidade da Guatemala, 16 set (EFE).- O dentista e acadêmico Juan Alfonso Fuentes Soria foi eleito nesta quarta-feira no Congresso como o novo vice-presidente da Guatemala, depois que o cargo ficou vago com a ascensão à presidência de Alejandro Maldonado, após a renúncia de Otto Pérez Molina.
“Declaramos Juan Alfonso Fuentes Soria como novo vice-presidente da República para finalizar o presente período”, proclamou o secretário do Congresso, Carlos López Girón, após uma votação na qual o novo vice recebeu 109 dos 158 votos possíveis.
A eleição aconteceu a partir de uma trinca de candidatos proposta pelo presidente Maldonado, na qual também estava a economista Raquel Zelaya e o ex-presidente do Supremo Tribunal, Gabriel Medrano Valenzuela.
Fuentes Soria completará ao lado de Maldonado o período constitucional que deveria ser cumprido por Pérez Molina, que foi investido como presidente no dia 14 de janeiro de 2012 para um mandato de quatro anos.
A eleição do vice-presidente durou mais de três horas já que os legisladores realizaram duas rodadas prévias de votação, mas sem conseguir a maioria (80) necessária para confirmar o vencedor.
Maldonado foi nomeado como vice-presidente em maio deste ano, em substituição a Roxana Baldetti Elías, que renunciou por seu envolvimento no mesmo escândalo de corrupção que finalmente provocou a renúncia de Pérez Molina no último dia 2. EFE
jcm/rpr
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.