Coreia do Norte não realizará este ano seu famoso festival de Arirang

  • Por Agencia EFE
  • 07/02/2014 07h22

Seul, 7 fev (EFE).- O Festival Arirang da Coreia do Norte, famoso por seus espetaculares mosaicos e coreografias, não será realizado em 2014 após sete edições ininterruptas nos anos anteriores, informou uma agência especializada em viagens para o país comunista.

“O Festival Arirang não é um evento anual garantido, e 2014 não é um ano com aniversários importantes” na Coreia do Norte, explicou em comunicado a Koryo Tours, uma agência britânica com sede em Pequim, sem oferecer mais detalhes.

No ano passado, o evento que está no Guinness, o livro dos recordes, como o “maior festival de massas do mundo” foi realizado entre os meses de julho e setembro, e teve início poucos dias antes das comemorações do 60º aniversário do armistício que pôs fim à Guerra da Coreia (1950-53).

A primeira edição do Arirang em 2002 foi em homenagem ao 90º aniversário do nascimento do fundador do país, Kim Il-sung e, de 2007 até o ano passado, foi realizado de forma ininterrupta.

Em 2015 será comemorado o 70º aniversário do fim da ocupação japonesa da Coreia e da fundação do Partido dos Trabalhadores norte-coreano, por isso “podemos esperar os jogos de massas de algum tipo”, informou a Koryo Tours em seu comunicado.

O Festival Arirang é famoso pelos espetaculares mosaicos humanos coordenados com perfeição nas arquibancadas por dezenas de milhares de pessoas, que é acompanhando por acrobacias e danças sincronizadas de milhares de jovens entre espetaculares efeitos de luz e fogos de artifício.

O festival acontece no maior estádio de futebol do planeta, o Primeiro de Maio Rungrado da capital norte-coreana, Pyongyang, com capacidade para 150 mil espectadores. EFE