“Danny” se transforma em tempestade tropical em direção às Pequenas Antilhas

  • Por Agencia EFE
  • 23/08/2015 03h17

Miami, 22 ago (EFE).- “Danny”, o primeiro furacão de maior categoria da temporada, se transformou em uma tempestade tropical no caminho às Pequenas Antilhas, ao registrar ventos máximos sustentados de 105 km/h, informou neste sábado o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. (NHC).

Desta maneira, o ciclone manteve seu processo de enfraquecimento previsto pelo centro meteorológico enquanto se aproxima das ilhas de Sotavento, e espera-se que no transcurso dos próximos dias desça até a categoria de depressão tropical.

A previsão é que o ciclone passe pelas ilhas das Pequenas Antilhas no mais tardar na manhã da segunda-feira, segundo afirmou o NHC em seu último boletim.

A aproximação de “Danny” motivou a emissão de um alerta de tempestade tropical para as ilhas Antígua, Barbuda, Montserrat, Saint Kitts, Nevis, Anguilla, Saba, Saint Eustatius, Saint Maarten, Guadalupe, Saint Barthelemy e Saint-Martin.

Desde que começou oficialmente a temporada de furacões no Atlântico, no último dia 1º de junho, se formaram quatro tempestades tropicais, “Ana”, “Bill”, “Claudette e Danny”, esta última transformada no primeiro furacão de maior categoria (3) da temporada.

Especialistas em ciências atmosféricas da Universidade Estadual do Colorado previram no dia 6 de agosto que a atual temporada de ciclones estará “bastante abaixo da média”, com cinco tempestades tropicais e dois furacões.

Esta baixa atividade, explicaram, se deve ao desenvolvimento do fenômeno El Niño no oceano Pacífico, que inibe a formação de tempestades no Atlântico. EFE